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processos de criação e produção - paz design + cerÂmica
A continuação, parte do nosso processo de trabalho das coleções permanentes
PROCESSO
CRIATIVO
Etapa de criação e modelagem do protótipo
IDEIA + ESTUDO
1
DESENHO
A MÃO
2
PROTOTIPO EM ARGILA
3
TESTE
4
1
IDEIA + ESTUDO
Etapa de observação e idealização
Estudo das formas e relação dos objetos com o corpo humano
Definição da funcionalidade do novo objeto e conceitos a transmitir
2
DESENHO A MÃO
Realização de variados desenhos levando as ideias ao papel
Primeira aproximação e concretização da ideia
Definição de medidas e proporções
1
3
PROTÓTIPO EM ARGILA
<3 Hora de por as mãos na massa!
Etapa de concentração, paciência e detalhe para que o protótipo se aproxime das medidas corretas, proporções e aparência desejada. Um processo que curto muito, momento de disfrutar.
Nessa etapa, dependendo do prototipo, misturo técnicas como torno e modelagem a mão. Normalmente começo trabalhando só com as mãos e depois utilizo ferramentas específicas para fazer os acabamentos, escavando os objetos para que fiquem com a aparência desejada.
Os protótipos normalmente vão para o forno para depois poder realizar os moldes para produção com barbotina.
Cada etapa tem a sua importância, todos os processos são 100% feitos a mão
Video que mostra a modelação do protótipo da jarra da Coleção Agua
Video que mostra a modelação do protótipo da Girafa que fizemos para a loja FARM
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TESTE
Etapa de teste onde a peça sai do forno e é momento de avaliar a sua integração na produção permanente.
Se a peça for aprovada, passamos a etapa da produção!
PROCESSO
PRODUTIVO
Para a realização de protótipos, testes, encomendas e produções pequenas eu trabalho no meu atelier. Para as produções maiores, trabalho em parceria com a Cassiana de uma fábrica de porcelanas familiar que fica em Campo Largo, chamada Bordignon.
Em qualquer dos dois casos temos processos manuais bem rigorosos para a produção que descrevo a continuação.
PROCESSO PRÉVIO A PRODUÇÃO
CRIAÇÃO PALETA DE CORES
Para chegar nas cores com que eu trabalho, fiz varios testes misturando a porcelana liquida com pigmentos de diferentes cores e proporções. Dessa maneira definimos uma paleta de cores própria.
FABRICAÇÃO
DE MOLDES
Na reprodução das minhas peças, trabalho com barbotina, que é a cerâmica em estado líquido. Para isso preciso fabricar moldes de gesso que ajudarão na produção em serie das peças
ETAPAS DA PRODUÇÃO
PREPARAÇÃO
DA BARBOTINA
1
TRABALHO COM MOLDES
2
3
ACABAMENTO
QUEIMA BISCOITO
4
ESMALTAÇÃO
5
QUEIMA FINAL
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1
PREPARAÇÃO DA BARBOTINA
No caso da porcelana colorida é necessário misturar a barbotina (porcelana líquida) com os pigmentos segundo a tabela de proporção prévia.
Também devemos verificar a densidade correta da mistura da porcelana.
Sempre aproveitamos as sobras dos moldes para preparar mais barbotina.
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TRABALHO COM MOLDES E BARBOTINA
Nessa etapa colocamos a porcelana líquida dentro dos moldes de gesso. A função do gesso é absorver a água da barbotina e criar capas sólidas em volta do molde. Quanto mais tempo deixar, maior será a espessura da nossa peça.
Logo que tivermos a espessura desejada, vertemos o conteúdo e deixamos os moldes virados para baixo.
Deixamos secar antes de desmoldar para que a peca nao entorte nem rache.
Nos videos: 1. colocando barbotina dentro dos moldes 2. vertendo o restante da barbotina para deixar secar 3. desmolde das pecas já secas. Vídeos feitos na fábrica Bordignon, a nossa parceira de produção maior. Como se pode ver, tudo é feito a mão e com processos bem metódicos e delicados.
Cerâmicas secando antes de ir para etapa de acabamento com esponja
Trabalho no atelier Paz, fazendo produção de peças de xadrez, dispensadores da Coleção OLIVA e copos da Coleção ÁGUA.
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ACABAMENTO
Logo que as peças saem dos moldes vem a etapa de acabamento, realizada a mão com ferramentas de cerâmica e, principalmente, com esponja e água. Essa etapa pode ser realizada tanto para peças com barbotina quanto para modelos em argila. Essa etapa é uma das mais importantes, que entregam o toque e a delicadeza final nas peças.
Acabamento do vaso RAIZ
Acabamento do copo da Coleção ÁGUA, com esponja úmida
Acabamento das peças de xadrez e dispensadores OLIVA, com esponja úmida. Peças prontas para secar antes de entrar no forno
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PRIMEIRA QUEIMA - BAIXA TEMPERATURA
Quando as peças já estão acabadas e completamente secas, entram no forno para a primeira queima de biscoito. A ideia é que a peça fique resistente e ao mesmo tempo porosa para receber o esmalte antes da queima final.
Quanto mais alta a temperatura da queima, menos poroso e mais resistente fica a cerâmica.
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ESMALTAÇÃO
Existem varios tipos de esmalte. No caso da nossa produção, trabalhamos com esmalte transparente aplicado no interior das peças, deixando elas sem esmalte por fora com a ideia de criar contraste entre o brilho e o fosco e ao mesmo tempo deixar o material mais natural por fora para efeito de toque.
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SEGUNDA QUEIMA - ALTA TEMPERATURA
Etapa final, onde as peças vão ao forno a 1.300 graus. O esmalte vitrifica junto com a peça e os poros fecham. As vantagens de uma cerâmica queimada em alta temperatura são: peças mais resistentes, menos porosas, fáceis de limpar, higiênicas e que conservam a temperatura do líquido no caso dos copos por exemplo.
Todo o nosso processo de trabalho é criado, planejado e executado com muito carinho e cuidado.
Tudo é feito a mão com muito amor <3
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